4 de março de 2013

RUTE, A MULHER OBEDIENTE


"E ela [Rute] lhe disse: Tudo quanto me disseres, farei." (Rt 3.5)


   Continuando com os estudos sobre Rute, o tema dessa mensagem será sobre: OBEDIÊNCIA. Segundo o Dicionário Online de Português, Obediência significa: "ato pelo qual alguém se conforma com ordens recebidas".

      A obediência é essencial para a vida cristã, principalmente quando está relacionada a Deus. Deus, ele quer que todas as suas criaturas lhe devam obediência, por Ele ser seu Criador. Como diz o salmista: "Não sejam teimosos, como foram os seus antepassados..." (Sl 95.8). Deus quer o máximo de atenção, respeito e obediência. Caso não haja obediência nas nossas vidas, para com Deus, iremos enfrentar todas as provas que o Profeta Jonas enfrentou. Iremos enfrentar tempestades, que simbolizam as provações, enfrentaremos o sono espiritual, e enfrentaremos também, os peixes enormes, que significam algum obstáculo gigante, difícil de sair.

     Só que a obediência que quero falar nesse post, é a OBEDIÊNCIA AOS SUPERIORES. O que é um superior? É um rei, um comandante, um líder, um pastor, um parente, dentre outros exemplos.

        E nossa amada Rute não ficou atrás! Noemi, sua sogra, orientou Rute e esta seguiu o seu conselho. Mesmo os costumes judaicos sendo muito incomuns à Rute, mas ela obedeceu. Tomamos como exemplo o conselho que a criada de Naamã deu a seu chefe, para procurar o Profeta Eliseu. Quando seu patrão foi até o Profeta, este pediu para que mergulhasse 7 vezes nas águas do Rio Jordão, e assim o Milagre aconteceu. Vemos nessa história que Naamã deu ouvidos a sua criada e ao Profeta Eliseu. Se ele não tivesse fé, Naamã não teria obedecido e consequentemente teria permanecido leproso. A fé produz a obediência.

       Quantas pessoas ultimamente têm recebido conselhos errôneos, para andar em caminhos tortuosos?! Mas, aqueles que recebem um bom conselho, na hora certa e com a motivação certa, com certeza serão abençoados.

        Noemi já era velha para casar novamente, mas mesmo assim, deu todas as diretrizes à sua nora Rute para arrumar um marido de bom caráter. E foi assim o que aconteceu com Boaz, que ainda tinha grau de parentesco com Noemi. Obedecer os conselhos de alguém mais velho que nós, ajuda a revestir o caminho à felicidade. Na carta do Apóstolo Paulo a Tito, no Cap. 2, vers. 3 e 4, afirma que as mulheres mais velhas devem ensinar as mais novas a amarem os seus maridos: "As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém as santas, não caluniadoras, não dadas ao muito vinho, mestras do bem; Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem os seus maridos, a amarem os seus filhos." (Tt 2.3,4).

     Então meus amados, sigamos o exemplo de Rute. Ela foi amiga, foi humilde e foi obediente. Seguir um bom conselho de uma pessoa experiente, é correr em busca das bençãos e da felicidade.

"... A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros." (1 Sm 15.22).



Por VINHO E AZEITE


A VITÓRIA É NOSSA PELO SANGUE DE JESUS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário