9 de março de 2013

RUTE, A MULHER ABENÇOADA


"Assim tomou Boaz a Rute, e ela lhe foi por mulher; e ele a possuiu, e o Senhor lhe fez conceber, e deu à luz um filho" (Rt 4.13)

      Chegamos a última das quatro mensagens no Livro de Rute. E esta exatamente no Dia Internacional da Mulher. Para chegarmos aqui, falamos sobre três qualidades de Rute, que foram: amizade verdadeira, humildade e obediência. Com essas três qualidades, Rute se tornou numa mulher abençoada.

        Se formos relembrar aqui a história de Rute vemos que ela tinha um grande apreço por Noemi. Mesmo ela suplicando por duas vezes para que a moabita retornasse às suas terras, mas ela não largou sua sogra e permaneceu com Noemi mesmo não tendo esperanças para o futuro. Noemi não sabia que Deus tinha algo reservado para elas duas, por isso disse: "... Tenho eu ainda no meu ventre filhos, para que vos sejam por maridos?" (Rt 1.11). Era costume em Israel, quando o marido morresse, um irmão ou algum outro parente próximo tomasse a viúva por mulher para continuar com o nome do falecido. Só que ali era a providência divina na vida de Noemi e Rute. Foi Deus quem mandou a fome, mas também foi Ele quem a cessou. Foi Deus quem permitiu com que os homens da casa de Noemi viessem a falecer, mas também foi Deus que preservou Boaz para que continuasse a linhagem de Noemi.

       Rute estava nos campos de Boaz, e ele a tratou com generosidade. Boaz garantiu que ninguém iria impedir Rute de acompanhar os ceifeiros; e ainda disse aos empregados que deixassem cair espigas no chão de propósito, para que Rute as colhesse. Logo depois, Boaz partilhou de seu almoço com Rute, e ainda lhe deu uma porção de grãos de trigo tostados (Rt 2.14). Boaz não só supriu as necessidades de Rute, como também supriu o lado emocional da Moabita, sendo apreensivo, bondoso, generoso e protetor. Será que Rute pensava que saindo de Moabe, da sua terra, dentre os seus, iria encontrar alguma coisa boa em Belém? Mesmo com a dupla súplica da sua sogra para que ela voltasse, ela não desanimou, e disse: "Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que fores eu irei, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo É o meu povo, o teu Deus É o meu Deus" (Rt 1.16); Rute não disse SERÁ, ela disse É. Isso nos mostra que Rute, naquele momento, tomou para si o povo de Noemi e principalmente o DEUS de Noemi; não precisou Rute chegar em Belém para poder se achegar a Deus. De uma coisa Rute tinha certeza: Não importa as aflições que se passem nas nossas vidas, o importante é termos a certeza de que temos um Deus que provê todas as coisas! 

       Ele é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia (Sl 46.1). Ele é a nossa segurança (Sl 127.1). Ele é a nossa esperança e a nossa confiança (Sl 71.5). Ele é o nosso Redentor (Sl 78.35). Ele é o nosso abençoador (Sl 115.12). Então irmãos, agradeça a Deus pelas suas infinitas bençãos nas suas vidas; agradeça a Deus, mesmo que estejam em meio à aflições, mas diga como Rute: "O teu Deus É o meu Deus" (Rt 1.16). Nunca diga SERÁ, diga É. 'É' é presente, SERÁ é futuro, e o dia de amanhã ninguém sabe o que há de acontecer. "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto" (Is 55.6). Que o Senhor Deus abençoe a cada um que leu esta mensagem!


Por VINHO E AZEITE


A VITÓRIA É NOSSA PELO SANGUE DE JESUS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário