28 de fevereiro de 2013

RUTE, A MULHER HUMILDE


"Então ela caiu sobre o seu rosto, e se inclinou à terra..." (Rt 2.10a)


     Nossa amada irmã Rute depois que chegou de viagem com Noemi, pediu à sua sogra para ir ao campo apanhar espigas (Rt 2.2), mostrando que era ela quem cuidava da sua sogra. A Lei exigia que os agricultores quando estivessem apanhando espigas deixassem algumas pelo chão para serem colhidas pelos pobres.

     Mas o nosso tema aqui hoje é: HUMILDADE. A Rute tinha várias qualidades e uma delas era a humildade. No post anterior, falamos sobre a amizade verdadeira que cercava Rute e Noemi. No estudo de hoje, nós iremos ver que Rute é daquele tipo de mulher que tomava INICIATIVAS sem parecer arrogante. No versículo 7, deste mesmo capítulo, vemos que Rute chegou até ao chefe dos empregados e pediu, com humildade no seu coração, para que pudesse catar as espigas que fossem caindo no caminho. Pela Lei isso era possível, como já citamos no parágrafo anterior, mas Rute mesmo assim pediu permissão para realizar esse trabalho, mesmo depois que os ceifeiros tivessem terminado o trabalho diário. Podemos comparar Rute com a mulher siro-fenícia, quando esta veio até a Jesus, pedir que o Mestre expulsasse um espírito imundo da sua filha, ela respondeu a Cristo: "Sim, Senhor, mas os cachorrinhos comem das migalhas que caem das mesas dos seus donos" (Mt 15.27). Rute tomou a iniciativa, porém foi mansa e humilde.

    Como é bom e importante que cada mulher de Deus seja humilde e que esteja no centro da vontade do Criador. Rute ouviu os conselhos da sua sogra Noemi e fez tudo o que ela tinha lhe dito. Muitas mulheres hoje em dia tem tido experiências trágicas e amargas por causa das suas escolhas, algumas infantis, por não ouvirem pessoas mais experientes e que vivem debaixo do poder da oração. 

  Que nós, crentes, possamos ser humildes e simples aprendendo assim a depender de Deus. Pois sem a humildade, correremos o risco de nos apegarmos à idolatria, ao dinheiro, à riqueza, à fama, ao poder, enfim, aos erros que antes poderíamos ter evitado.

    Então, fiquemos com a história de Rute nas nossas retinas. Uma moça que cuidava da sogra, uma mulher de iniciativa e isenta de arrogância e uma mulher que trabalhava num sol causticante apanhando espigas.

    Que o Senhor levante Rutes e mais Rutes no meio da nossa sociedade contemporânea! Estamos precisando!


Por VINHO E AZEITE


A VITÓRIA É NOSSA PELO SANGUE DE JESUS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário