13 de fevereiro de 2013

APARTANDO-SE DO CAMINHO


"E, depois de alguns dias, voltou ele para a tomar; e, apartando-se do caminho a ver o corpo do leão morto, eis que, no corpo do leão, havia um enxame de abelhas com mel" (Jz 14.8)


    Quando o assunto é PECADO, estamos lidando com o maior problema do mundo na atualidade. A Bíblia dá muita atenção à questão do pecado, poderíamos aqui, citar bastantes exemplos, mas iremos citar apenas um dos mais "famosos". No Jardim do Éden, vemos a serpente tentando Eva a comer do fruto da árvore do bem e do mal, e aconteceu que Eva desobedeceu à voz de Deus e acabou pecando (Gn 3.6). Pecado, vem do grego, "hamartia", que significa: "perdendo o objetivo" ou "tomando o rumo errado". Esse é um assunto que há muito vem sendo estudado, pesquisado e especulado pelo homem, para se explicar de onde provém esse mal.

    Sansão acabara de começar seu ministério, o capítulo 14 de Juízes relata que ele ia descendo com seus pais à Timna (cidade próxima a Bete-Shemesh no vale de Soreque, ao norte de Judá) e naquela ocasião um filho de um leão, veio ao encontro. A Bíblia revela que o Espírito do Senhor fez com que Sansão ficasse forte, e que com as suas próprias mãos ele despedaçou o leão como se fosse um cabrito. 

     Só que, retornando Sansão à Timna, depois de algum tempo, encontrou o corpo do leão à beira do caminho, e este estava com um enxame de abelhas repleto de mel. O pecado não vai fazer cara feia ou alguma coisa de errado, pra que você chegue a se desviar dele. Ele vai querer nos seduzir, nos envolver com algo aparentemente DOCE.

      Sansão era consagrado a Deus, ele era nazireu. A seguir, três coisas que um NAZIREU não podia praticar (Nm 6.1-6): 1) Não podia consumir vinho ou qualquer outro tipo de bebida forte: O que significa renunciar todo e qualquer prazer carnal e mundano, para se consagrar ao Senhor; 2) Não podia cortar os cabelos: O que demonstrava total compromisso e obediência à Palavra de Deus; e 3) Não podia tocar em CADÁVERES: Significava rejeitar tudo que estivesse relacionado à morte. A Bíblia relata que Sansão APARTOU-SE do caminho, para ver o corpo do leão morto. Ele não só viu como também tocou (quebrando assim a 3ª regra do nazireado). O problema não estava em comer o mel e sim tocar no cadáver. É isso que muitas das vezes acontece no nosso meio. Satanás prepara uma armadilha eficaz e muitos se desviam do caminho, que é Cristo, e se aproximam do leão morto, que sem pensar o faz tocar para poder pegar o mel e comer. O inimigo utilizou o mel, pois era algo lícito, doce e bonito, para injetar o veneno fatal na vida espiritual de Sansão.

    Sair dos Caminhos do Senhor é retroceder para aquilo que refutamos e expulsamos das nossas vidas no passado. Vamos olhar o morto e vamos nos sentir atraídos pelo mel. Satanás a todo momento cria imensas armadilhas para fazer com que tenhamos intimidade com o mundo, através da falsa doçura que este produz.

    Sansão derrotou o leão vivo, mas o leão morto conseguiu derrotar Sansão. Então meus irmãos, guardemos as palavras que o Apóstolo Pedro nos recomendou na sua Primeira Carta, capítulo 5, versículo 8: "Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em DERREDOR, bramando como um LEÃO, buscando a quem possa tragar".

    Nunca devemos nos apartar do caminho que é Cristo (Jo 14.6), mesmo que haja alguma coisa aparentemente doce e bonita aos nossos olhos, fora do caminho. Fora do caminho só há ofertas e seduções do Inimigo para destruir a vida do crente. Então, "sede sóbrios e vigiai". Deus deseja fazer grandes coisas através das nossas vidas.

      Deus os abençoe!

A VITÓRIA É NOSSA PELO SANGUE DE JESUS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário