11 de fevereiro de 2013

TOMANDO POSSE DE HEBROM


"E Josué o abençoou e deu a Calebe, filho de Jefoné, Hebrom em herança... E expeliu Calebe dali os três filhos de Anaque: Sesai, Aimã e Talmai, gerados de Anaque." (Js 14.13; 15.14)


        Nessa postagem vamos falar um pouco sobre Calebe. Calebe é tido como um homem de fé. Ele foi um dos 12 escolhidos para espiar as terras de Canaã, dois anos depois da libertação do jugo egípcio. Quarenta dias depois, dez desses homens voltaram com um relatório nada otimista: "E prestando contas a Moisés, disseram: Fomos à terra à qual nos enviaste. Ela de fato, dá leite e mel; e este é o seu fruto. Contudo o povo que habita nessa terra é poderoso, e as cidades são fortificadas e muito grandes. Vimos ali também os descendentes de Anaque." (Nm 13.27,28). Apenas Josué e Calebe confiaram na vitória, apesar das dificuldades: "Então Calebe fez o povo calar-se diante de Moisés e disse: Temos de subir e nos apoderar dela, pois com certeza conseguiremos prevalecer contra ela." (Nm 13.30). Depois disso, os israelitas confiaram no relatório, pra lá de negativo, dos outros dez espias e chegaram até a pedir a morte dos seus líderes (Moisés e Arão) juntamente com os outros dois espias (Josué e Calebe) (Nm 14.10).

       Depois desse acontecimento, Moisés jurou a Calebe dizendo: "Certamente, a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao Senhor meu Deus." (Js 14.9). Moisés morreu e Josué conduziu o povo à conquista da terra de Canaã. Agora, era chegada a hora da repartição das terras; e Josué deu a Calebe o privilégio de selecionar a terra que mais lhe agradava.

       Quarenta e cinco anos depois das palavras ditas por Moisés, Calebe, agora com oitenta e cinco anos, lembra a Josué do juramento. E sem medo, pede a cidade de Quiriate-Arba, que é Hebrom (Js 14.13-15). Hebrom era a cidade mais alta da Palestina, com 927 metros acima do nível do mar, situada a 40 Km/Sul de Jerusalém. Calebe, mesmo idoso, possuía a mesma força, o mesmo vigor e a mesma coragem de quarenta e cinco anos atrás. O segredo desta perseverança estava no Temor ao Senhor.

        O monte que Calebe escolheu não estava desocupado, mas povoado pelos "anaquins". A estatura desse povo era tão assustadora, que dez dos doze espias se compararam a gafanhotos perante eles (Nm 13.33). Mas Calebe não atentou para nada disso, antes confiou no Senhor para lhe dar a vitória. Nossos montes também estão dominados por gigantes e muitas vezes deixamos de tomar posse das nossas montanhas por medo e/ou receio dos inimigos. Mas Calebe sabia que a força dele provinha do Senhor, e por isso, pediu uma terra geograficamente alta e cheia de inimigos perigosos. "Josué o abençoou e deu a Calebe...", a benção de Josué garantiu a posse da montanha. A benção de Deus hoje, vai garantir a posse do seu monte. Creia!

       Lembre-se de uma coisa! Calebe tinha a sua vida centrada na Palavra de Deus e a mesma era sustentada por uma promessa (Dt 1.36). O segredo dele foi perseverar nos caminhos do Senhor e não dar ouvidos à pessoas que não possuem censo e visão de vitória. Uma multidão empatava a mulher do fluxo de sangue de ser curada (Mc 5.27), de Jairo levar o Mestre à sua casa para ressuscitar a sua filha (Mc 5.35) e do cego Bartimeu de ser curado (Lc 18.39); e também uma multidão se colocava contra o sonho (de um dia tomar posse de Hebrom) de Calebe.

     Não dê ouvidos a essas pessoas, não se desanime com palavras contrárias, apenas persevere e espere na presença do Senhor, que você irá gozar das maravilhas e delícias da terra de Hebrom. Calebe se apossou, primeiro, da promessa, para depois se apossar de Hebrom. Agora é a sua vez de tomar posse! Em Nome de Jesus!


A VITÓRIA É NOSSA PELO SANGUE DE JESUS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário