22 de fevereiro de 2013

RUTE, A AMIGA VERDADEIRA


"Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela." (Rt 1.14)


    Vivemos numa época onde já não encontramos muitas amizades verdadeiras por aí. Hoje em dia vemos pessoas passando por cima das outras, só para conquistar status ou até mesmo um cargo social melhor. A amizade e o companheirismo tem sido vítimas da ganância, arrogância e soberba nos dias de hoje. Poucas vezes vemos pessoas tendo espírito voluntário para ajudar o seu próximo.  Só vemos pessoas ajudando, pensando no que vão receber. E a tendência é ficar mais difícil vermos amigos de verdade num mundo como esse nosso.

     Aqui vemos a história de uma amizade verdadeira. Noemi havia se "mudado" junto com seus filhos e seu esposo, para as terras de Moabe, pois as coisas em Belém estavam muito difíceis (fome). Já em Moabe, seus filhos (Malom e Quiliom) casaram-se com duas moabitas: Rute e Orfa. Passados os anos morreram Elimeleque (esposo de Noemi) juntamente com seus dois filhos. E Noemi ficou "desamparada" (Rt 1.5). Noemi levantou-se e voltava à Belém, pois em Moabe falava-se muito que o Senhor havia abençoado o seu povo "dando-lhe pão" (Rt 1.6). No meio do caminho, Noemi pede para que as suas noras voltem à terra delas, mas elas chorando não quiseram voltar. Noemi pediu mais uma vez e Orfa acabou voltando, mas Rute "se apegou a ela" (Rt 1.14).

     Vemos aqui que surgiu um momento de dificuldade, mas mesmo assim as noras permaneceram com Noemi. A verdadeira amizade sobrevive as adversidades. É em circunstâncias como esta que aparece o amigo, totalmente desprovido de interesses pessoais e vantagens. A adversidade une os verdadeiros amigos e afasta os falsos. Orfa num instante desistiu e mesmo chorando, retornou à sua parentela. Ela nunca mais entrou para a história. Já Rute "se apegou" a Noemi. Nenhum dos vários argumentos que Noemi disse, fizeram com que Rute se afastasse dela. Rute poderia muito bem voltar para Moabe como a sua co-cunhada Orfa fez, mas não, ela decidiu permanecer com a sua amiga, pois com ela, Rute estaria mais feliz. "O amigo ama sempre e na desgraça ele se torna um irmão" (Pv 17.17 - NTLH).

    As verdadeiras amizades não só reconhecem você, como também eles reconhecem a sua família e o seu DEUS. Rute disse: "... o teu povo será o meu povo; e o teu Deus será o meu Deus" (Rt 1.16). Você pode ser importante para que um amigo seu, queira seguir ao seu DEUS. Você tem amigos que fazem do seu DEUS, o DEUS deles? Se a resposta for SIM, parabéns! Você tem um amigo de verdade!

    Amigo é aquele que, mesmo passando por um deserto, tem água para oferecer, porque a fonte na qual ele sacia a sua sede, ela é inesgotável. Ela é JESUS

    Que DEUS vos abençoe!

Por: Vinho e Azeite

A VITÓRIA É NOSSA PELO SANGUE DE JESUS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário