"E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele." (Lc 10.34)
Queridos leitores, o nosso assunto agora é sobre AVIVAMENTO. Você pode até estar se perguntando o que esse texto tem a ver com o tema Avivamento. Eu lhes respondo, tem tudo a ver com Avivamento.
Nesse primeiro parágrafo quero focar o assunto: Avivamento. Segundo Aurélio, Avivamento é tido como ato ou efeito de avivar, tornar mais vivo, ficar intenso. Só que, o que temos visto nos últimos tempos nas igrejas, é uma frieza espiritual muito grande, cumprindo assim o que o Mestre havia dito: "E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará" (Mt 24.12). Será que estamos fazendo o certo para poder ter o Verdadeiro Avivamento nas nossas vidas? Por isso, quero lhe convidar a aprofundar-nos nesse versículo da Parábola do Bom Samaritano.
Para começar, quero aqui explanar 6 Ações do Bom Samaritano que provocou o Verdadeiro Avivamento naquela vida.
1ª Ação: "E, aproximando-se...": Deus nunca esteve longe de nós, mas para produzir o Verdadeiro Avivamento, Ele se aproxima cada vez mais;
2ª Ação: "... atou-lhe as feridas...": Quanto mais vivermos longe de Jerusalém, mais corremos riscos de feridas mais profundas. Mas, só quem tem capacidade para curar essas feridas, sem deixar cicatrizes, é o Bom Samaritano;
3ª Ação: "... pondo-o sobre sua cavalgadura...": Quando o promotor do Avivamento nos coloca sobre o seu animal, Ele nos mostra que não somos mais donos da nossa vida, pois não vamos mais com os nossos pés. Ele nos guia na montaria da submissão.
4ª Ação: "... levou-o para uma estalagem...": Devemos entender que Deus quer que passemos um tempo nas estalagens da vida. Pois lá, produz-se em nós calma, tranquilidade e refrigério para o retorno a peregrinação à pátria celestial;
5ª Ação: "... e cuidou dele...": Depois que o Bom Samaritano cura as nossas feridas e nos leva à estalagem, Ele agora cuida de nós! Ele nos assiste nas horas de desespero e de angústia. E para encerrar essa 1ª Parte...
6ª Ação: "... deitando-lhes azeite e vinho...": Deixei essa parte por último, pois é exatamente sobre o Azeite e o Vinho que eu quero falar nessa postagem.
AZEITE
O Azeite simboliza o Espírito Santo e aparece na Bíblia cerca de 168 vezes.
O Azeite tem alguns Efeitos e Propósitos para o Ser Humano:
1º Efeitos e Propósitos Medicinais
2º Efeitos e Propósitos Alimentares
3º Efeitos e Propósitos Domésticos
O Azeite: 1) Não tem Colesterol: O Azeite possui propriedades que impedem a oxidação da gordura que circula no sangue, e desempenha um papel vital para a remoção das impurezas, além de possuir efeitos anti-inflamatórios e anti-hemorrágicos. Quando o Bom Samaritano aplica azeite, é para limpar as vias sanguíneas, removendo toda e qualquer impureza que estiver nos nossos corações. 2) Estimula o Crescimento e Favorece a Absorção de Cálcio, ou seja, Fortalece: Isso mesmo! O azeite estimula o crescimento e ajuda a fortalecer os ossos. E Deus espera que cresçamos e fortaleçamos espiritualmente. Nos tornando semelhantes a Cristo, deixando que o caráter dEle seja formado em nós (Lc 2.40). 3) Tonifica a Pele: Foi comprovado que o Azeite é uma forma natural de manter a beleza da pele, das unhas e dos cabelos. E nós quando recebemos o Espírito Santo nas nossas vidas, refletimos "como um espelho a glória do Senhor" (2 Co 3.18). 4) Luz: Para se ter luz é preciso azeite, e se falta azeite, falta luz. As virgens loucas ficaram "no escuro" porque não levaram azeite. "As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo" (Mt 25.3). O que as diferenciavam das prudentes era exatamente isso: a falta do azeite. Não adianta termos as lâmpadas, se dentro delas não tiverem azeite. Em relação as lâmpadas, néscias e prudentes eram iguais, mas em relação ao interior das lâmpadas, a diferença era evidente.
A matéria-prima do Azeite é a Azeitona. A azeitona vem da Oliveira. Só que para a azeitona produzir o azeite, utiliza-se a prensa. Não existe "pé-de-azeite". O Avivamento não é tão simples quanto tirar uma azeitona duma oliveira. O Avivamento não se pega com as mãos. O Avivamento vem de joelhos. Para acontecer um Avivamento é preciso, primeiro, ter uma Oliveira. Se não tem a Oliveira, não tem Avivamento. Há dois tipos de Avivamento: 1) Avivamento de Azeitonas: É aquele avivamento programado, passageiro, onde duram 2 a 3 dias e depois disso, parece que volta tudo de novo à estaca zero. 2) Avivamento de Azeite: É aquele avivamento permanente, que você sente aquele fervor no coração, aquele prazer de servir ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó.
Cristo é a Oliveira Verdadeira. Para se ter o Verdadeiro Avivamento é preciso colocarmos os joelhos no chão, para prensarmos as azeitonas.
VINHO
O processo para se ter o Vinho é parecido com o do Azeite. Só existe Vinho se tiver a Videira. E Cristo é a Videira Verdadeira (Jo 15.1). Se Cristo disse que Ele é a Videira Verdadeira, é porque existem as Videiras Falsas, e se há videiras falsas, também existem Uvas e Vinhos Falsos.
O Vinho é emblema de três coisas: Sacrifício, Alegria e Esperança.
1) O Vinho é emblema de Sacrifício: O Vinho é o resultado do sacrifício da Uva. Outro nome pelo qual o vinho é conhecido é: Sangue de Uvas. "Ele amarrará o seu jumentinho à vide, e o filho da sua jumenta à cepa mais excelente; ele lavará a sua roupa no vinho, e a sua capa em sangue de uvas." (Gn 49.11). "... e bebeste o sangue das uvas, o vinho puro." (Dt 32.14). Para se obter o vinho é necessário tempo. Há muita gente apressada, e no meio dessa gente apressada muitos nem sequer bebem o vinho, pois já comeram todas as uvas. Assim como nós não queremos um Avivamento de Azeitonas, também não queremos um Avivamento de Uvas.
2) O Vinho é emblema de Alegria: "E o vinho que alegra o coração do homem, e o azeite que faz reluzir o seu rosto, e o pão que fortalece o coração do homem." (Sl 104.15). "Há lastimoso clamor nas ruas por falta de vinho; toda a terra se escureceu, desterrou-se o gozo da terra." (Is 24.11). O Avivamento vem para restaurar o prazer da terra. O Avivamento não é só para os que estão dentro da Igreja, mas também para os que estão lá fora, pois "há um lastimoso clamor nas ruas por falta do vinho...". Avivamento também é Missões. Avivamento é tornar mais vivo, e será que estamos tornando nossas cidades, nossas famílias, nossos amigos, cônjuges, irmãos, mais vivos ajudando uns aos outros pelo simples fato de Deus ser engrandecido com isso? Nossas cidades estão desestruturadas, famílias estão sendo destruídas, a criminalidade tem aumentado significativamente, então onde está o Avivamento gerado em nossas cidades através das nossas vidas? Então nos coloquemos como dependentes de Deus e realizemos Avivamentos como o que gerou Neemias quando reconstruiu os muros de Jerusalém. Avivamento como o de Moisés, quando libertou o povo do Egito. Avivamento como o que Josué produziu quando enfrentou a cidade mais estruturada para uma guerra: Jericó. O Verdadeiro Avivamento transforma não só o indivíduo, como também a história do local e do futuro de quem vivencia-o.
3) O Vinho como emblema de Esperança: "E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo." (Gn 14.18). Abraão levou o dízimo a Melquisedeque, que o retribuiu com pão e vinho. Naquele momento estava lançada a semente da Esperança, simbolizando a vinda do Messias e a Celebração da Santa Ceia. Quando o Bom Samaritano aplicou vinho naquele moribundo, Ele estava dando Esperança àquele moço. Era como o Bom Samaritano estivesse dizendo a ele: "Você não vai morrer, meu filho!". Depois do Vinho, o homem não é mais o mesmo! Agora tem alguns cuidados no uso do Vinho. Preste atenção:
- 1º cuidado: Não use o vinho para propósitos carnais. "Busquei no meu coração como estimular com vinho a minha carne..." (Ec 2.3a). Não devemos utilizar o Avivamento para alimentar as nossas ambições e/ou ideias, mas para expandir o Reino de Deus.
- 2º cuidado: Não use o vinho fermentado, pois embriaga. "E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda." (Gn 9.21). O Avivamento não é para mostrar a nossa nudez, mas sim a Glória de Cristo.
- 3º cuidado: Não despreze o uso do leite quando tomar vinho. "... bebi o meu vinho com o meu leite..." (Ct 5.1). Consorcie o Avivamento com a Palavra. Quer marchar? Marche. Mas, depois de repousar vá ler a Palavra. Quer falar meia hora em línguas? Fale. Mas, depois vá ler a Palavra de Deus. "Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite." (Is 55.1).
- 4º cuidado: Não misture vinho com água. "... o teu vinho se misturou com água." (Is 1.22). A água simboliza a nossa maneira humana de enxergar as coisas, nossas ideias. Então não deixe que o seu vinho se misture com água.
- 5º cuidado: Não coloque vinho novo em odres velhos. "Nem se deita vinho novo em odres velhos..." (Mt 9.17). Quer avivamento? Limpe os odres. O Avivamento deve perdurar, mas pra isso você tem que ter um odre novo, senão irá romper.
- 6º cuidado: Não deixe o vinho acabar. "E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho." (Jo 2.3). Você é o principal responsável pela administração do vinho. Então não o deixe acabar! Sem vinho. Sem avivamento.
Então, meus amados, Cristo é o mesmo ontem, hoje e o será eternamente (Hb 13.8). Ele está disposto a realizar o Avivamento através de nós! Coloquemo-nos à disposição do Pai. E que DEUS nos abençoe.
A VITÓRIA É NOSSA PELO SANGUE DE JESUS!!!