6 de novembro de 2013

JUSTIÇA DE DEUS


"... [Deus] pagará de acordo com o que cada um fizer." (Pv 24.12 - Linguagem de Hoje)


A Paz, amados!

     O tema que trataremos hoje é bastante chamativo: Justiça de Deus. Ontem (05/11/2013) tive assistindo uma reportagem onde uma mãe havia perdido seu filho de uma das maneiras mais trágicas que existe (homicídio) e no final da reportagem ela dizia: "Eu não espero a justiça dos homens, mas sim a de Deus!". E logo em seguida veio um ponto de interrogação à minha mente: "E o que é ao certo Justiça de Deus?". E hoje fui pesquisar sobre esse interessante tema.

   Hoje em dia, a violência tem tomado proporções surpreendentes em algumas cidades do nosso Brasil. Há algum tempo, cidades que eram sinônimos de tranquilidade e de descanso, hoje tem alcançado um patamar preocupante em relação à violência. Uma verdadeira zona de guerra. Os nossos noticiários estão repletos, recheados de sangue. Aí é de onde escutamos muitas das vezes a expressão: "Que seja feita a Justiça de Deus!". Muitos pensam que a Justiça de Deus é quando um assaltante, um traficante, um pedófilo ou outro tipo de bandido, morre, mas não é por aí! Convido vocês a examinar algumas questões sobre a Justiça de Deus.

     Primeiramente quero começar com uma pergunta: O que é justiça? Justiça significa dar a cada um o que merece. E Justiça de Deus? É a retidão de sua natureza, aquilo pelo qual faz o que é reto e de igual medida. Deus julga a causa, diferente dos homens que só julgam as pessoas. Isso que os homens praticam não é justiça, mas malícia (Gn 18.21). Deus põe tudo à balança, age ordenadamente e pune os culpados de maneira lógica.

CARACTERÍSTICAS DA JUSTIÇA DE DEUS

a) Santa - A justiça de Deus é santa. Deus é justo. E Deus só faz o que é justo porque a sua Santidade não permite que Ele faça outra coisa a não ser a Justiça.

b) A Justiça de Deus é o Padrão de Justiça - A vontade de Deus é a suprema regra de justiça. Sua vontade é sábia e boa. Deus deseja apenas o que é justo e, portanto, é justo porque deseja ser.

c) Natural ao Ser de Deus - Deus faz justiça voluntariamente. A Justiça flui da Sua natureza. O homem é injusto pois pode ser subornado e corrompido, mas a Deus ninguém pode subornar, pois Ele pratica a justiça por amor à Sua Justiça: "Amas a justiça..." (Sl 45.7).

d) Ela é Perfeita - A Justiça é a perfeição da Sua natureza. Dizer que Deus é justo é dizer que Ele é tudo o que há de mais excelente. Deus não é somente justo, mas também a própria Justiça.

e) A Justiça de Deus é Exata - Deus nunca cometeu nem cometerá um errinho sequer. Deus nunca segue o rigor da lei. Ele tanto pode aliviar como também aumentar o rigor. As misericórdias para conosco são maiores do que merecemos, e as nossas punições menos do que merecemos (Ed 9.13).

A JUSTIÇA DE DEUS COMO PRÊMIO E COMO PUNIÇÃO

     No Salmo 58.11, o salmista diz: "Na verdade, os justos serão recompensados...". Mesmo que os justos sejam derrotados por causa dEle, nunca serão derrotados por Ele. "Deus não é injusto. Ele não esquece o trabalho que vocês fizeram nem o amor que lhe mostraram na ajuda que deram e ainda estão dando aos seus irmãos na fé." (Hb 6.10 - NTLH).

      A justiça de Deus também serve como punição, só que para os ímpios. Deus pune os ímpios mediante uma lei. Deus deu uma Lei aos homens e esses a quebraram. Deus é justo em punir os ímpios, pois nunca os pune senão depois de obter provas e evidências. E há maior prova e evidência do que a própria consciência testemunhando contra si?

POR QUE DEUS PERMITE QUE O ÍMPIO PROSPERE?

    O profeta Jeremias fez uma série de perguntas a Deus no capítulo 12 do seu livro, e uma delas foi: "Por que os maus prosperam?" (Jr 12.1). Tal dúvida leva muita gente a questionar a justiça de Deus. Diógenes quando viu o ladrão Harpalus prosperar, ele disse: "É certo que Deus jogou fora o governo do mundo e não se importa como as coisas acontecem aqui embaixo". Mas Deus usa a prosperidade do ímpio para 4 coisas de interesse Seu, são elas:

a) Usa-a como instrumento da sua vontade - Como foi com o Rei Ciro que devolveu todos os objetos levados por Nabucodonosor do Templo do Senhor (Ed 1.1,7,8) e acabou sendo um instrumento na construção do Templo em Jerusalém. Ciro era ímpio. Ele não tinha em mente a glória de Deus, mas pôde promovê-la.

b) Usa-a para torná-los mais indesculpáveis - Deus permite que os homens pequem e prosperem de maneira que fiquem ainda mais indesculpáveis (Ap 2.21). Mas a hora do julgamento vai chegar, e faço minhas as palavras do salmista quando disse: "... Tu tens razão quando me julgas e estás certo quando me condenas." (Sl 51.4).

c) Usa-a para destacar ainda mais a sua justiça - Deus nem sempre deixa o ímpio prosperar em seu pecado. Alguns ímpios, Deus pune abertamente, para que a sua justiça seja visualizada (Sl 9.16). Um exemplo que nós temos é o de Cozbi (moabita) e de Zinri (israelita), lá em Números 25. Naquela época os israelitas estavam tendo relações com as mulheres moabitas e com isso passaram a adorar ao deus Baal-Peor. O Senhor Deus se irou e mandou uma epidemia sobre todo o Israel, que chegou a matar 24 mil pessoas. Fineias flagrou ambos indo à uma tenda e lá mesmo matou os dois. Logo após a morte deles a saúde de todo o povo foi restaurada (Nm 25).

d) Usa-a para encher plenamente o seu cálice - Enquanto os ímpios estão pecando e prosperando, o cálice de Deus está enchendo e com Ele a sua espada afiada. Quanto mais tempo Deus demorar em tomar uma atitude, mais pesado será o final. Enquanto houver eternidade, Deus sempre terá tempo suficiente para lidar com os ímpios.

   Então, queridos! A justiça de Deus um dia chegará. Ninguém escapará dela, sejam bons ou maus. Um dia iremos encontrá-la.


Blog VINHO E AZEITE


QUE DEUS EM CRISTO VOS ABENÇOE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário