9 de março de 2012

MULHERES QUE TRANSFORMAM


"As filhas de Zelofeade falam retamente; certamente lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai; e a herança de seu pai lhes farás passar a elas" (Nm 27.7)


A Bíblia nos relata a história de cinco mulheres especiais, cinco filhas de Deus, que não se conformaram com a exclusão, sobre suas vidas.

Zelofeade era da tribo de Manassés e acabou morrendo no deserto. Mesmo não tendo participado daqueles que "congregaram contra o Senhor" (Nm 27.3). Porém a Bíblia diz que as filhas de Zelofeade se chegaram a Moisés para reivindicar a herança de seu pai. Pois até aquele momento, a lei hebraica só concedia direito aos filhos, mais só que as filhas de Zelofeade não possuíam irmãos, eram só elas. Diz a Palavra, que Moisés consultou ao Senhor, e a resposta dEle foi positiva as filhas de Zelofeade. "... o Senhor... não negará nenhum bem aos que andam na retidão" (Sl 84.11).

Seus nomes eram: Macla (significa CONFIANÇA), Noa (significa NINGUÉM DETÉM), Hogla (significa AQUELA QUE TÊM OS PÉS DESAMARRADOS), Milca (significa TEM AUTORIDADE) e Tirza (significa PRAZER DE DEUS). Se aceitarmos esses nomes de mulheres como retratos de suas capacidades, naturezas ou das adversidades que elas superaram, enxergamos as qualidades necessárias para a tenacidade, coragem, sabedoria e graça que elas precisavam para reivindicar uma herança delas próprias.

Cada nome possui um significado espiritual para todas as mulheres que desejam seguir a Deus.

1ª) Macla (CONFIANÇA): "Aqueles que confiam no Senhor são como os montes de Sião, que não se abalam mas permanecem para sempre" (Sl 125.1). Toda mulher deve ser "Macla", que não se abala com as circunstâncias, nem se esmorece diante das adversidades da vida. Esse é o tipo de mulher que confia no Senhor e por isso é bem-aventurada (Sl 40.4)

2ª) Noa (NINGUÉM DETÉM): É aquela mulher que persevera em oração, que não é parada, morosa e interrompida; é o exemplo típico de uma mulher trabalhadora que persevera em seus propósitos e em conhecer a Deus. É a mulher determinada e cheia de fé como a sunamita nos tempos do Profeta Eliseu (2 Rs 4.8-37).

3ª) Hogla (AQUELA QUE TÊM OS PÉS DESAMARRADOS): Esta é a mulher que não está amarrada aos cuidados do mundo, mas que anda pela fé em Deus todos os dias de sua vida. "É como navio mercante; de longe traz o seu pão" (Pv 31.14). Hogla é a mulher abnegada, desprendiosa e fiel a Deus.

4ª) Milca (TEM AUTORIDADE): Milca representa a mulher com autoridade sem ser insubmissa, pois existe uma diferença entre "ter autoridade" e "ser autoritária". Essa é uma mulher respeitada por todos; pelo marido, pelos filhos, pelos familiares, pela sociedade; "Levantam-se seus filhos, e chamam-na de bem-aventurada; como também seu marido, que a louva" (Pv 31.28).

5ª) Tirza (PRAZER DE DEUS): Essa é aquela que tem o favor de Deus. É aquela que obedece ao Senhor e tem prazer de estar e de se derramar diante dEle. Um exemplo desse tipo de mulher é Maria, irmã de Lázaro, que preferiu adorar a Deus do que fazer qualquer outra coisa (Mt 26.6-13).

Todas as filhas de Zelofeade receberam a herança pela retidão que tiveram diante de Deus.

"Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubis." (Pv 31.10)

FELIZ DIA DA MULHER!

5 de março de 2012

UNIDOS = MAIS FORTES


"Os gafanhotos não têm rei; e contudo todos saem, e em bandos se repartem" (Pv 30.27)

O pessoal daquela época conhecia os gafanhotos de perto, como uma ameaça destruidora para suas plantações, pois eles chegavam aos milhares, em bandos e devastavam as plantações. São seres pequenos e fracos, individualmente, mas têm uma importante "arma": a União. Aceleram no tempo certo, pousam no tempo certo, todos juntos; eles são unidos. O livro de Eclesiastes nos mostra no cap. 4 vers. 9-10: "Melhor é serem dois do que um, porque tem melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mais ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante."

Sempre podemos mais, aprendemos mais, sabemos mais, conseguimos mais, ganhamos mais, prosseguimos mais, aguentamos mais - nunca o individual supera o coletivo, como diz a Palavra: "Melhor é serem dois do que um..." (Ec 4.9).

Jesus disse que um reino dividido não permanece, destrói a si mesmo (Mt 12.25); e o que vemos em muitas igrejas hoje são disputas entre obreiros e entre os membros, buscando destaque e até primazia entre os congregados (3 Jo 9), a verdade é que enquanto se "briga" pela "doutrina mais certa", almas estão se perdendo. Em muitos casos o nosso adversário não está precisando nem lutar, pois nós mesmos nos destruímos.

O Salmos 133 diz que o óleo desce sobre a barba de Arão e se espalha por suas vestimentas. O Espírito Santo é derramado por Cristo que é o cabeça sobre o corpo que é a igreja, pois se o corpo não estiver bem ajustado, o óleo não será espalhado e será desperdiçado. Uma coisa digo, a união faz a força. A união é agradável aos olhos de Deus, tanto no passado como no presente, no meio das igrejas de Cristo. É preciso que as igrejas vivam em união de louvor e em paz: "Assim, pois, as igrejas em toda a Judeia, e Galileia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo" (At 9.31).

Então, não vamos gastar o nosso tempo com desavenças. Fortaleça os laços de fraternidade. Pois nos unindo teremos maiores bençãos para nós mesmos. Não fique isolado. Os gafanhotos jamais fazem isso, pois eles sabem que unidos são mais fortes e eficientes.

DEUS ABENÇOE!

A VITÓRIA É NOSSA PELO SANGUE DE JESUS!

3 de março de 2012

FIRME E FORTE


"Os coelhos são um povo débil; e, contudo fazem a sua casa nas rochas." (Pv 30.26)

Na mensagem anterior, falamos acerca do exemplo da formiga. Vimos que ela nos ensina a termos planejamento, trabalhando no verão para desfrutar do mantimento no inverno.

Hoje, iremos aprender acerca dos coelhos. Os coelhos nos ensinam prudência pois não constroem a sua casa em qualquer lugar, mas na rocha.

O Senhor Jesus nos ensinou em Mt 7.24-26: "Todo aquele, pois, que ouve estas palavras e as pratica, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve as minhas palavras e não as pratica, será comparado a um homem insensato, que edificou sua casa sobre a areia, e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, ela desabou, sendo grande a sua ruína."

Vemos que os dois construíram suas casas, e que eles passaram pelas mesmas circunstâncias, só que um preparou melhor a sua casa e ela não veio a cair, pois estava na rocha; já a casa do segundo chegou a resistir à chuva, mas quando sobreveio os rios e os ventos, não resistiu e foi grande a sua ruína.

Para se fazer uma casa na rocha é preciso cavar, e quanto mais fundo nós cavarmos mais forte será o nosso alicerce. Quanto mais buscarmos as profundezas de Deus através da Palavra, oração e jejum, mais forte será a nossa fé. Então, sua vida está bem alicerçada em Deus? Ou está construída de qualquer maneira? Lembre-se que devemos cavar o nosso alicerce, meditando na Palavra, orando e jejuando. Não existe coisa melhor do que saber que o Senhor é o nosso Refúgio e Fortaleza (Sl 46.1).

Confie no Senhor sempre, faça alicerces firmes que você irá superar as adversidades da vida e ser chamado de "mais que vencedor" (Rm 8.37). "Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. Confia no Senhor perpetuamente; porque o Senhor Deus é uma Rocha Eterna." (Is 26.3-4).

Já quando a nossa vida não está na Rocha, sofremos com prejuízos irreparáveis. O que construiu sua casa na areia tinha consciência de que poderia ter resultados catastróficos, mais ele não se preocupou, quem sabe apenas ele se preocupou apenas com o tamanho da residência, o conforto da casa, só que ele esqueceu o principal: O ALICERCE. Não esqueça o alicerce, só venceremos os desafios e as intempéries se estivermos firmados na rocha, que é Cristo.

Então, construa sua casa na rocha, pois você firmando sua casa na rocha que é Cristo, e a partir de agora não importa o problema, mesmo que você fique triste, pois somos humanos, devemos nos apegar a Ele, buscar mais a Ele, não importa quão forte seja o vento ou tempestade que queira te derrubar, pois sua casa estará edificada sobre o Rei dos reis e Senhor dos Senhores.

A VITÓRIA É NOSSA PELO SANGUE DE JESUS!