"As filhas de Zelofeade falam retamente; certamente lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai; e a herança de seu pai lhes farás passar a elas" (Nm 27.7)
A Bíblia nos relata a história de cinco mulheres especiais, cinco filhas de Deus, que não se conformaram com a exclusão, sobre suas vidas.
Zelofeade era da tribo de Manassés e acabou morrendo no deserto. Mesmo não tendo participado daqueles que "congregaram contra o Senhor" (Nm 27.3). Porém a Bíblia diz que as filhas de Zelofeade se chegaram a Moisés para reivindicar a herança de seu pai. Pois até aquele momento, a lei hebraica só concedia direito aos filhos, mais só que as filhas de Zelofeade não possuíam irmãos, eram só elas. Diz a Palavra, que Moisés consultou ao Senhor, e a resposta dEle foi positiva as filhas de Zelofeade. "... o Senhor... não negará nenhum bem aos que andam na retidão" (Sl 84.11).
Seus nomes eram: Macla (significa CONFIANÇA), Noa (significa NINGUÉM DETÉM), Hogla (significa AQUELA QUE TÊM OS PÉS DESAMARRADOS), Milca (significa TEM AUTORIDADE) e Tirza (significa PRAZER DE DEUS). Se aceitarmos esses nomes de mulheres como retratos de suas capacidades, naturezas ou das adversidades que elas superaram, enxergamos as qualidades necessárias para a tenacidade, coragem, sabedoria e graça que elas precisavam para reivindicar uma herança delas próprias.
Cada nome possui um significado espiritual para todas as mulheres que desejam seguir a Deus.
1ª) Macla (CONFIANÇA): "Aqueles que confiam no Senhor são como os montes de Sião, que não se abalam mas permanecem para sempre" (Sl 125.1). Toda mulher deve ser "Macla", que não se abala com as circunstâncias, nem se esmorece diante das adversidades da vida. Esse é o tipo de mulher que confia no Senhor e por isso é bem-aventurada (Sl 40.4).
2ª) Noa (NINGUÉM DETÉM): É aquela mulher que persevera em oração, que não é parada, morosa e interrompida; é o exemplo típico de uma mulher trabalhadora que persevera em seus propósitos e em conhecer a Deus. É a mulher determinada e cheia de fé como a sunamita nos tempos do Profeta Eliseu (2 Rs 4.8-37).
3ª) Hogla (AQUELA QUE TÊM OS PÉS DESAMARRADOS): Esta é a mulher que não está amarrada aos cuidados do mundo, mas que anda pela fé em Deus todos os dias de sua vida. "É como navio mercante; de longe traz o seu pão" (Pv 31.14). Hogla é a mulher abnegada, desprendiosa e fiel a Deus.
4ª) Milca (TEM AUTORIDADE): Milca representa a mulher com autoridade sem ser insubmissa, pois existe uma diferença entre "ter autoridade" e "ser autoritária". Essa é uma mulher respeitada por todos; pelo marido, pelos filhos, pelos familiares, pela sociedade; "Levantam-se seus filhos, e chamam-na de bem-aventurada; como também seu marido, que a louva" (Pv 31.28).
5ª) Tirza (PRAZER DE DEUS): Essa é aquela que tem o favor de Deus. É aquela que obedece ao Senhor e tem prazer de estar e de se derramar diante dEle. Um exemplo desse tipo de mulher é Maria, irmã de Lázaro, que preferiu adorar a Deus do que fazer qualquer outra coisa (Mt 26.6-13).
Todas as filhas de Zelofeade receberam a herança pela retidão que tiveram diante de Deus.
"Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubis." (Pv 31.10)
FELIZ DIA DA MULHER!