"Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo." (Mt 4.1)
Jesus acabara de ter sido batizado por João Batista no Rio Jordão, e no seu batismo fora confirmado por Deus com uma pomba e uma voz: "Este é meu filho amado, em quem me comprazo." (Mt 3.17).
Mas, após o batismo, o Espírito o conduziu ao deserto para ser tentado pelo diabo (Mt 4.1). Não é que Deus queria ver se Jesus cairia ou não, e sim demonstrar a impossibilidade da sua queda. Foi no deserto pois era preciso enfrentar essa terrível prova a sós.
Mateus menciona Satanás destacando-o em três nomes ou termos: o Diabo (v.1), o tentador (v.3) e o próprio Satanás (v.10). A palavra Diabo, no grego, é diabollos, que significa "dividir". O Diabo é um "divisor", um "separador"... Foi ele quem separou Adão e Eva de Deus lá no Jardim do Éden e tem a mesma intenção de fazer o mesmo com você, caro leitor!
Alguns adjetivos dados ao inimigo são: Serpente (Gn 3.14); maligno (Mt 13.19); príncipe dos demônios (Mc 3.22); pai da mentira (Jo 8.44); o dragão (Ap 20.2). Satanás é o grande tentador. Mas o Cristão tem que estar em sã consciência de que está numa guerra espiritual contra poderes e potestades do mal.
Não tem coisa pior, quando a raça humana nega a sua existência. Pois, quanto mais o ser humano duvida da sua existência, mais ele pode trabalhar sem impedimentos. Jesus não duvidou da realidade do Diabo, mas Cristo tinha um objetivo, que era desmascarar o Inimigo.
Não fique surpreso quando for testado pelo Inimigo. Mas, cuidado com os truques dele.
Sabemos que Satanás ataca primeiro os nossos pontos fracos. Jesus estava há 40 dias em jejum, e o seu ponto fraco era o estômago (pois estava faminto), e foi lá que Satanás atacou quando disse: "Se tu és o Filho de Deus, manda que essas pedras se transformem em pães." (Mt 4.3). E você? Onde está vazio? Tenha consciência das suas fraquezas, pois o Inimigo pode lhe pedir que você transforme pedras em pães, em outras palavras, satisfaça as suas necessidades. Enquanto Jesus nos ensina a orar por pão (Mt 6.11) Satanás quer que trabalhemos pelo pão.
OS 3 TRUQUES DO INIMIGO
1º Truque: O Inimigo levanta dúvidas relacionadas à identidade.
Ele diz: "SE és Filho de Deus..." (Mt 4.3). O inimigo quer que os crentes pensem que precisem provar a sua posição por meio de milagres. Se ele nos convencer a confiar mais nas nossas obras do que na Palavra de Deus, estamos perdidos. Só que o Mestre não caiu na do Inimigo e respondeu citando as Escrituras (Dt 8.3). Nosso Mestre não precisou de shows pirotécnicos, vozes especiais ou sinais sobrenaturais, Ele apenas utilizou as ESCRITURAS.
2º Truque: O inimigo quer que você se exiba na igreja.
"Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o PINÁCULO DO TEMPLO, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, LANÇA-TE de aqui abaixo..." (Mt 4.5,6). A tentação não se deu só no deserto. Ela também aconteceu no Santuário. Os dois se colocaram a mais de 30 metros acima do Vale de Cedrom, e o inimigo pediu para o Mestre se atirar nos braços de Deus. Jesus recusou porque não precisava provar nada a ninguém, muito menos ao Diabo. Você também não precisa provar nada. Só que o Inimigo vai tentar usar as suas artimanhas, para fazer com que você impressione os outros em serviço, chame a atenção para as suas boas obras e que transforme as reuniões em shows parecidos com os de Las Vegas. Não se deixe enganar.
3º Truque: O inimigo lhe promete as alturas em troca de adoração.
"Novamente o transportou o diabo a um MONTE MUITO ALTO; e mostrou-lhes TODOS OS REINOS do mundo, e a GLÓRIA deles." (Mt 4.8). Essa é uma estratégia muito antiga de Satanás, a tentação pela visão (Gn 3.6; Gn 13.10,11; Jz 7.21). É isso que o adversário quer: ADORAÇÃO; ele quer assumir o lugar de Deus, mas Deus não está se mudando. Satanás cobiça o trono do céu (Is 14.13-14), mas Deus não está saindo. Satanás quer que você vá para o lado dele, mas Deus jamais vai deixá-lo ir. Você tem a Palavra de Deus e além do mais, ainda conta com a ajuda do Grande.
Para vencermos as tentações de Satanás só é preciso de duas coisas: ORAR e se APEGAR com a Palavra de Deus. Nos 3 truques que o Inimigo lançou, o Mestre se saiu em todos três, com a Palavra de Deus. O Inimigo é um leão que ruge, ele é habilidoso e astuto, mas Cristo reina como nosso Provedor e Protetor.
Querido leitor, lembre-se: "Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." (Ef 6.12).
A VITÓRIA É NOSSA PELO SANGUE DE JESUS!